Windows 7 Beta – EU TESTEI!

(Screens no Flickr: http://www.flickr.com/photos/31283176@N03/)

INTRODUÇÃO

Na quarta feira passada, dia 7/1, Steve Ballmer, o CEO da Microsoft, anunciou que a versão beta do Windows 7 seria disponibilizado para download em sua versão beta. Só não deixou especificado que hora seria disponibilizado para download para não ocorrer um grande tumulto nos servidores da empresa. Não baixei de imediato na sexta justamente para não enfrentar o mesmo problema que a Internet enfrenta quando os brasileiros deixam para entregar a declaração do imposto de renda no ultimo dia, por exemplo. No sábado à tarde resolvi baixar. Não me surpreendi pelo seu tamanho (2.4 GB), duas vezes maior que a de uma ISO do Linux. Levou mais ou menos 4 horas para baixar, sem problemas de "página não encontrada" ou lentidão porque milhares de pessoas tiveram a mesma idéia que eu.

TESTANDO NA MÁQUINA VIRTUAL

Após ter feito o download, preparei uma maquina virtual no Virtual PC 2007 da própria Microsoft. Escolhi as mesmas configurações padrões, como se fosse instalar o Windows Vista nele, modificando apenas a memória que passei para 1,3 GB. Testei em um notebook com 2 GB, Pentium Dual Core T2130 (1.86 Ghz) rodando o Windows Vista Home (com classificação de 3,3). Ao rodar a ISO percebi que não seria fácil, dito e feito, ele demorou quase 2 horas para instalar e configurar, além de deixar o notebook super lento. Depois de tudo instalado e configurado, resolvi testar e me decepcionei, pois o Aero não rodou como esperado e as coisas demoravam para abrir. Terminei de fazer alguns testes nela por volta da 2 da manhã e fui dormir um pouco decepcionado. Dormi agitado pensando nisso e acabei tendo sonho agitado.

Figura 1 – Configuração do Windows Vista na máquina virtual

UM NOVO DIA

No domingo, um novo dia, resolvi particionar o meu PC para poder testar nele e tudo mudou. Ao colocar o DVD para rodar já senti a diferença. Ele demorou apenas 20 minutos e 18 segundos para instalar e configurar o desktop. A instalação segue os moldes do Windows Vista (segundo @suspensa (http://twitter.com/suspensa/status/1110085866) comentou que a instalação seria diferente nessa versão), do mesmo jeito, é só dar NEXT e deixar que o Windows instale para você, pois as configurações (idioma, teclado, hora, entre outros) ficam no final da instalação. Diferente do Windows XP que você tinha que ficar na frente do micro para esperar a configuração do teclado, idioma, hora antes de terminar de instalar tudo. Passado as configurações iniciais, o Windows 7 se revela.

NO FUNDO DO MAR...

Um simpático peixe surge na tela ("Ei Microsoft, porque vocês não aproveitaram o Dreamscene para fazer esse peixe ficar nadando na tela?") e você já começo a ver as mudanças. Sidebar? Adeus. Barra de tarefas um pouco maior (não sei como os monitores de 15 polegadas vão se comportar com essa barra) com três ícones principais: Windows Explorer, Internet Explorer e Windows Media Player 12. Acho que o sonho da maioria dos usuários era um relógio que mostrasse a data em baixo (pelo menos para mim, acho necessário), pois o desejo foi atendido e a data aparece em baixo da hora. No final, ali do lado do relógio no canto direito temos o "Show desktop" (jurei que esse botão fosse para esconder a barra de tarefas, igual acontece no Linux, mero engano). Como eu já sou usuário do Windows Vista a um tempo, já estou acostumado com ele, e o Windows 7 seguiu a mesma tendência. Não sei como vai acontecer com os usuários que vão migrar do XP para o 7, apesar do sistema estar mais instrutivo. Ao clicar o grande botão com o símbolo do Windows é revelado o menu Iniciar, com algumas diferenças.

SOBRE O "INICIAR"

Lembra do "Itens Recentes"? Então, agora ele vem do lado do nome do programa. Se você abrir o Paint e quiser apenas ver os itens recentes do Paint é só deixar o cursor do mouse que é revelado os "itens recentes" feito somente por aquele programa, uma grande sacada (ou não). "All Programs" continua revelando os programas do lado esquerdo. Do lado direito do menu Iniciar temos os itens que compõe os antigos ícones que apareciam na área de trabalho ("Documents", "Music", entre outros), com a diferença que existe um grande botão chamado "Shut Down" no final da lista, a Microsoft ficou atenda nisso, pois muitos que vinham do XP clicavam no ícone parecido com o botão de ligar de qualquer micro para, supostamente, desligar o computador e acabava deixando ele em modo de espera (Sim, isso dá pra mudar).

ADEUS SIDEBAR!

Fui conferir a liberdade dos Gadgets do Sidebar (aquela barra escura no canto da tela no Vista) e não vi grande diferença, só a barra escura que saiu do canto da tela. Se fosse igual ao Mac que com uma ícone podemos esconder os widgets no Dashboard seria mais interessante (e uma mera cópia descarada também). O Sticky Notes mudou de cor e agora é possível redimensionar para qualquer tamanho. Simples assim.

DESKTOP PREVIEW

Uma das novidades que eu gostei foi o "Desktop Preview". Sim, ele está modificado em relação ao Windows Vista que só mostrava a aba aberta, no Windows 7 ele mostra tudo o que estiver agrupado em um mesmo grupo. Se eu abrir várias abas do IE 8, ele vai mostrar todas as abas abertas e passando o cursor sobre ele mostra o que está aberto no IE. Isso também acontece com pastas do sistema que mostra tudo agrupado. O Alt+Tab (apelidado de Windows Flip) continua mostrando também a miniatura do que está aberto; e a tecla do Windows+Tab (Windows Flip 3D) continua rodando as janelas.

CONCLUSÃO

Muitas novidades nessa nova versão do Windows 7. Assim como fiquei maravilhado quando utilizei pela primeira vez o Windows Vista Ultimate, espero que quando lançarem o Windows 7 eu possa sentir a mesma sensação que o anterior me causou (mesmo sendo tão rejeitado como está sendo). O boot realmente é rápido e carrega tudo mais rapidamente. Irei testar por mais alguns dias, mas duvido que eu não vá ficar com ele até expirar. Seja bem vindo, Windows 7.

(OBS: Pessoal da Microsoft, bem que vocês poderiam lançar o Windows 7 em versão de Live-CD, igual acontece com o Linux, pois seria bem melhor testar sem instalar para não correr riscos. Fica a dica ;) ).

(OBS 2: Sinto que esse review ainda não está 100%, assim que descobrir mais coisas, irei postando aqui).

Article written by AUTHOR_NAME

WRITE_ABOUT_YOURSELF

0 idéias para serem desenvolvidas: